O ex-presidente Michel Temer (MDB) afirmou que a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode levá-lo a reconsiderar uma eventual candidatura à reeleição em 2026. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, que vai ao ar neste domingo (11).
Para Temer, Lula perdeu uma característica marcante de seus primeiros mandatos: o diálogo constante com o Congresso Nacional. “Eu acho que o presidente Lula não tem feito uma coisa que ele fazia muito nos dois primeiros mandatos. Ele dialogava muito com o Congresso Nacional”, destacou.
O ex-presidente também apontou que a baixa popularidade do atual chefe do Executivo pode pesar na decisão sobre uma nova candidatura. “Caiu a popularidade dele, sem dúvida alguma. O que penso fará com que ele medite duas ou três ou dez vezes para ser candidato à Presidência pela quarta vez”, completou.
Ainda na entrevista, Michel Temer avaliou o cenário eleitoral de 2026 e disse acreditar que a direita pode se unir em torno de uma candidatura única. “Nas conversas que eu tive com alguns governadores, eles estão muito dispostos a uma coisa dessa natureza. Se saírem cinco candidatos deste lado e um único candidato do outro lado, é claro que o candidato do outro lado vai ter uma vantagem extraordinária”, afirmou.