Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav) prenderam, nesta quarta-feira (30), um idoso de 78 anos investigado por estupro de vulnerável contra três crianças. Uma das vítimas é a própria neta do suspeito. A prisão aconteceu em uma chácara localizada no município de Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.
A ação faz parte da Operação Nacional Caminhos Seguros, uma iniciativa em parceria com o Ministério da Justiça voltada ao combate da violência contra crianças e adolescentes em todo o país.
Segundo a delegada Josefa Valéria, os crimes foram praticados de forma contínua e premeditada. Os abusos ocorreram na residência do investigado e em uma oficina situada nos fundos do imóvel. “A investigação teve início após a mãe de uma das vítimas receber cartas anônimas denunciando os abusos”, explicou.
Depoimentos das vítimas e testemunhas foram fundamentais para a elucidação dos crimes, que revelaram uma série de abusos cometidos com requintes de manipulação, ameaças e violência psicológica. “Houve ameaças de retaliação e o oferecimento de presentes”, afirmou a delegada.
Ainda segundo Josefa Valéria, os crimes ocorreram por um longo período, inclusive com vítimas simultâneas. “A periculosidade, a conduta reiterada e o risco de reiteração criminosa foram os fundamentos para a decretação da prisão”, completou.
A Polícia Civil reforça que denúncias sobre crimes contra crianças e adolescentes podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia 181. O sigilo é garantido.