Nesta terça-feira (29), a Polícia Civil deflagrou a Operação Essência Falsa com o objetivo de combater crimes de estelionato eletrônico praticados por meio da clonagem de cartões bancários. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão nas cidades de Aracaju (SE), São Paulo (SP) e Cubatão (SP).
De acordo com o delegado Érico Xavier, responsável pelas investigações, o esquema criminoso envolvia ligações telefônicas fraudulentas. Os golpistas abordavam as vítimas informando que elas teriam sido contempladas com kits de cosméticos ou perfumes, supostamente enviados por uma loja como parte de uma campanha promocional.
Após a ligação, um falso entregador era enviado ao endereço da vítima para realizar a suposta entrega do brinde. No momento da entrega, o indivíduo solicitava o pagamento de uma taxa de frete, exigindo que o valor fosse pago exclusivamente por meio de cartão de crédito. No entanto, o equipamento utilizado para o pagamento estava adulterado, o que permitia a clonagem dos dados bancários.
Com as informações obtidas, os criminosos realizavam compras indevidas, causando prejuízos financeiros às vítimas. Segundo a Polícia Civil, pelo menos 17 pessoas residentes em Aracaju já foram identificadas como vítimas do golpe, ocorridos entre o segundo semestre de 2024 e os primeiros meses de 2025.
A Polícia orienta que outras possíveis vítimas da quadrilha procurem o Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri) para registrar boletim de ocorrência. Denúncias também podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia, no número 181. O sigilo é garantido.