noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Política

Juiz dá 48 horas para governo Lula e INSS se manifestarem sobre fraudes em descontos de aposentados

Publicada em 08/05/25 às 10:37h - 14 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Juiz dá 48 horas para governo Lula e INSS se manifestarem sobre fraudes em descontos de aposentados  Compartilhar a noticia Juiz dá 48 horas para governo Lula e INSS se manifestarem sobre fraudes em descontos de aposentados  Compartilhar a noticia Juiz dá 48 horas para governo Lula e INSS se manifestarem sobre fraudes em descontos de aposentados

Link da Notícia:

Juiz dá 48 horas para governo Lula e INSS se manifestarem sobre fraudes em descontos de aposentados
 (Foto: Reprodução )
O juiz federal Waldemar Claudio De Carvalho determinou que o governo federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se manifestem, em até 48 horas, sobre as irregularidades em descontos não autorizados na folha de pagamento de aposentados e pensionistas. A medida foi tomada diante da “urgência da questão tratada”.

A decisão ocorre no âmbito de uma ação popular movida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba, que também pede o ressarcimento dos valores aos aposentados e a responsabilização da União, do INSS e do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi.

No processo, os autores solicitam que os acusados sejam condenados a devolver aos cofres públicos, no mínimo, R$ 6,3 bilhões — valor correspondente ao montante estimado das cobranças indevidas entre 2019 e 2024. Também foi determinado que o Ministério Público Federal se manifeste sobre o caso.

As investigações tiveram início em 23 de abril, quando uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema nacional de descontos associativos fraudulentos em aposentadorias e pensões. Segundo a CGU, as entidades envolvidas “não tinham nenhuma estrutura operacional para prestar os serviços que ofereciam”.

A operação resultou no afastamento e posterior demissão do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Carlos Lupi, que ocupava o cargo de ministro da Previdência, também pediu demissão no início de maio.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 127706
Usuários Online: 1017
Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.