Uma mulher em situação de rua foi presa em flagrante por maus-tratos a animais, desacato, resistência e lesão corporal, após protagonizar episódios de violência na região da Rotatória do Caju, no bairro 13 de Julho, em Aracaju. A prisão aconteceu na última quarta-feira (30) e foi divulgada nesta sexta-feira (2) pela Polícia Civil.
Segundo o delegado Flávio Albuquerque, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Depama), a mulher utilizava os cães para ameaçar e coagir pedestres a entregar esmolas. “As denúncias indicavam que os ataques ocorriam principalmente no início da noite, colocando em risco quem transitava nas proximidades da ponte que dá acesso ao shopping”, detalhou o delegado.
Durante a abordagem policial, a suspeita lançou pedras contra os agentes, proferiu xingamentos, mordeu dois policiais e incitou os cães a atacarem, ferindo um deles. Ela vivia em um barraco sob a ponte Godofredo Diniz e mantinha vários cães em situação de negligência.
A mulher já havia sido presa duas vezes anteriormente, pelos mesmos crimes e na mesma área. Em uma dessas ocasiões, tentou ferir uma pessoa com uma faca.
Após a prisão, ela passou por audiência de custódia e teve liberdade provisória concedida, sob a condição de realizar tratamento ambulatorial. A Depama vai representar pela prisão preventiva da suspeita e pela perda da guarda dos animais.
A Polícia Civil solicita que eventuais vítimas de ataques na região compareçam à delegacia para prestar depoimento. O sigilo é garantido.