Com foco na descentralização do atendimento e na qualificação dos serviços prestados nos hospitais regionais, o Governo de Sergipe promoveu reformas no Hospital Regional de Estância Dr. Jessé de Andrade Fontes, localizado no sul do estado. As melhorias contemplaram especialmente a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que passou por modernização estrutural e funcional.
A reforma incluiu a reestruturação da área do posto de enfermagem, melhorias no setor de isolamento — que agora conta com janelas para melhor visualização dos pacientes —, reforço na iluminação, ampliação da rede elétrica e a criação de uma sala exclusiva para prescrição médica. Além disso, foi instalado um balcão apropriado para computadores, visando à futura implantação dos prontuários eletrônicos.
“Implementamos melhorias significativas. A ausência de janelas no isolamento dificultava o acompanhamento dos pacientes. Corrigimos isso, além de reforçar a parte elétrica e a iluminação. A instalação de um balcão adequado para os computadores antecipa a digitalização dos prontuários, trazendo mais modernidade à unidade”, explicou a superintendente do HRE, Rôse Gleide Santos Pinto.
A iniciativa já tem reflexos positivos na opinião de familiares de pacientes. Tatiane de Jesus dos Santos, mãe de uma paciente internada na UTI, elogiou a estrutura e o atendimento. “Minha filha está aqui desde domingo e só tenho elogios. O atendimento é excelente, com profissionais atenciosos e dedicados. A estrutura está de parabéns”, afirmou.
Atualmente, o Hospital Regional de Estância conta com 132 leitos distribuídos da seguinte forma: 42 de internamento clínico, 35 cirúrgico, 10 de UTI, 12 de eixo crítico, 10 de internamento pediátrico, oito de estabilização pediátrica e 15 psiquiátricos.
De acordo com o diretor operacional da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Waltenis Júnior, essas intervenções fazem parte do plano de descentralização do atendimento hospitalar. “Na pediatria, temos dez leitos de internação, dez de observação e oito de estabilização, com possibilidade de ampliação, se necessário. A unidade está preparada, inclusive para o período de sazonalidade, com uma equipe multidisciplinar capacitada”, ressaltou.
Referência em urgência e emergência
Com atendimento 24 horas, o HRE é referência em cirurgias gerais e ortopédicas de urgência na região. A unidade também oferece serviços especializados nas áreas de ecocardiografia, estabilização pediátrica, nefrologia, neurologia e cirurgia vascular, garantindo um atendimento qualificado para toda a população.