noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Sergipe

Sergipe lidera ranking nacional de sobrenomes: 43% da população tem “Santos”, aponta IBGE

Publicada em 04/11/25 às 12:43h - 40 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sergipe lidera ranking nacional de sobrenomes: 43% da população tem “Santos”, aponta IBGE  Compartilhar a noticia Sergipe lidera ranking nacional de sobrenomes: 43% da população tem “Santos”, aponta IBGE  Compartilhar a noticia Sergipe lidera ranking nacional de sobrenomes: 43% da população tem “Santos”, aponta IBGE

Link da Notícia:

Sergipe lidera ranking nacional de sobrenomes: 43% da população tem “Santos”, aponta IBGE
 (Foto: Arthur Paganini )
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou uma curiosidade sobre os sergipanos: Sergipe é o estado com maior concentração de pessoas com o mesmo sobrenome no Brasil. De acordo com o estudo Nomes no Brasil, 43,38% da população do estado carrega o sobrenome “Santos” — o percentual mais alto entre todas as unidades da federação.

O levantamento, que faz parte do Censo Demográfico 2022, analisou mais de 140 mil nomes próprios e 200 mil sobrenomes registrados no país. No Brasil, “Silva” segue como o sobrenome mais popular, presente em 16,76% dos registros, mas em Sergipe, o “Santos” se destaca com larga vantagem.

Além de Sergipe, apenas a Bahia também tem “Santos” como o sobrenome mais comum. Nos demais estados, “Silva” continua liderando.

Entre os nomes próprios, o levantamento mostra que Maria e José seguem dominando. Em Sergipe, 8,95% das mulheres se chamam Maria — o que representa quase 198 mil pessoas —, enquanto José aparece em 6,18% dos homens, cerca de 136 mil registros.

Segundo o gerente de Inovação e Desenvolvimento do IBGE, Rodrigo Rego, a nova versão do estudo foi ampliada devido ao grande interesse popular.
“Agora que temos a real dimensão do interesse da sociedade por dados sobre nomes, quisemos não só atualizar as informações com o Censo mais recente, como incluir novos recursos, como sobrenomes e mapas comparativos”, destacou.

O site Nomes no Brasil permite explorar os dados por gênero, idade e localidade, além de comparar os nomes mais populares de cada país. Entre as curiosidades, o sobrenome chinês Wang, por exemplo, é usado por 1.513 brasileiros, e os nomes Juan e Juana, populares na Bolívia, aparecem em 67.908 e 3.113 registros nacionais.

O IBGE reforça que nomes com menos de 20 ocorrências não são exibidos para preservar o sigilo estatístico dos cidadãos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.