A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou nesta terça-feira (1º) a abertura de um edital de credenciamento para a contratação de mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Sergipe. A medida vem em resposta ao aumento expressivo de casos graves de síndromes respiratórias agudas (SRAG) nas últimas semanas.
Segundo a SES, o crescimento da demanda ocorreu a partir da segunda quinzena de junho, período de maior sazonalidade das doenças respiratórias. Com a contratação emergencial, a rede estadual passará a contar com 50 leitos de UTI pediátrica e mais seis leitos de alta complexidade no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse).
Vacinação continua baixa
A Secretaria também reforçou o alerta sobre a importância da vacinação infantil contra a influenza. Apesar dos esforços, a cobertura vacinal segue baixa, com apenas 40% do público-alvo imunizado, quando a meta é atingir 90%. Pais e responsáveis são orientados a manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada para reduzir os riscos de complicações graves.
“A vacinação é fundamental para prevenir hospitalizações e salvar vidas, especialmente neste período crítico”, destacou a SES em nota.