Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Segurança Pública de Sergipe (SSP) homenageia profissionais que atuam na segurança pública, como a papiloscopista Elileina Pina, integrante da Polícia Científica do Estado.
Para Elileina, estar nesse ambiente, antes predominantemente masculino, é motivo de orgulho e avanço. "Ao alçar voos femininos na segurança pública, trazemos mais possibilidades de crescimento do papel da mulher dentro desse setor", destacou.
Ela também reforçou a importância da determinação na busca por espaço e reconhecimento. “Crenças limitantes só limitam aqueles que as verbalizam. Quem quer, busca. Eu busquei e consegui”, afirmou.
A profissional relatou que não planejava trabalhar na área de necropapiloscopia, mas foi inspirada por uma professora durante o curso. "Ela me encantou e me inspirou. Hoje, servir de inspiração para outras mulheres também é muito gratificante", disse.
Além de abrir caminhos para outras mulheres, Elileina ressalta que a presença feminina na segurança pública contribui para a criação e implementação de políticas voltadas às mulheres. "Poder contribuir de forma significativa nesse sentido também é muito importante", concluiu.