O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (4) que pode ser o primeiro chefe do Executivo brasileiro a conquistar quatro mandatos. A declaração foi feita durante uma agenda da Petrobras no Rio de Janeiro.
“Tem gente que pensa que o governo já acabou, que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se tudo correr como imagino, este país terá pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, disse Lula.
Não é a primeira vez que o petista fala sobre a possibilidade de disputar a reeleição em 2026, quando estará prestes a completar 81 anos. Lula já participou de seis eleições presidenciais e venceu três delas.
A fala aconteceu em meio a uma crise com o Congresso Nacional após a derrubada de decretos que aumentavam o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Lula defendeu o diálogo para superar a tensão entre os poderes.
“Quando há divergência, é bom sentar à mesa e conversar. O governo pensa uma coisa, o Congresso pensa outra. Vamos resolver isso com negociação. Não quero nervosismo, só tenho um ano e meio de mandato”, acrescentou.
O ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu os efeitos dos decretos presidenciais sobre o IOF e marcou uma audiência de conciliação entre o Executivo e o Legislativo para o dia 15 de julho.