noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Mundo

Variante Stratus da Covid-19 domina o Reino Unido com novos sintomas como rouquidão e dores na garganta

Publicada em 04/07/25 às 11:49h - 79 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Variante Stratus da Covid-19 domina o Reino Unido com novos sintomas como rouquidão e dores na garganta  Compartilhar a noticia Variante Stratus da Covid-19 domina o Reino Unido com novos sintomas como rouquidão e dores na garganta  Compartilhar a noticia Variante Stratus da Covid-19 domina o Reino Unido com novos sintomas como rouquidão e dores na garganta

Link da Notícia:

Variante Stratus da Covid-19 domina o Reino Unido com novos sintomas como rouquidão e dores na garganta
 (Foto: Reprodução )
A nova cepa do coronavírus, batizada de Stratus (XFG), já é a variante dominante no Reino Unido e vem chamando atenção dos especialistas por um sintoma inusitado: a rouquidão. Altamente transmissível, a Stratus tem a capacidade de escapar da imunidade de pessoas vacinadas e das que já foram infectadas anteriormente.

Segundo a UK Health Security Agency, duas versões da variante — XFG e XFG.3 — estão se espalhando rapidamente pela Inglaterra, substituindo a Nimbus, que até o mês passado era a mais prevalente. Apesar disso, os médicos afirmam que, até o momento, não há indícios de que a nova cepa cause quadros mais graves.

O médico Kaywaan Khan destacou que o principal sintoma da Stratus é uma voz rouca ou áspera, além de sinais clássicos como febre, tosse e cansaço. “Mesmo com sintomas leves, a cepa é extremamente contagiosa, e o isolamento ainda é recomendado para evitar novas transmissões”, afirmou.

O virologista Lawrence Young alertou para o risco de uma nova onda de infecções, principalmente com a queda na cobertura vacinal da população e o relaxamento das medidas de prevenção. Ele destacou que mutações recentes podem estar tornando o vírus mais apto a contornar a resposta imunológica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já colocou a Stratus sob monitoramento global, classificando-a como uma “variante de interesse”. Ela já representa cerca de 22% dos casos de Covid-19 no mundo, ultrapassando a Nimbus, que aparece com 17% dos diagnósticos no Reino Unido.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Visitas: 1597009
Usuários Online: 2658
Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.