A nova cepa do coronavírus, batizada de Stratus (XFG), já é a variante dominante no Reino Unido e vem chamando atenção dos especialistas por um sintoma inusitado: a rouquidão. Altamente transmissível, a Stratus tem a capacidade de escapar da imunidade de pessoas vacinadas e das que já foram infectadas anteriormente.
Segundo a UK Health Security Agency, duas versões da variante — XFG e XFG.3 — estão se espalhando rapidamente pela Inglaterra, substituindo a Nimbus, que até o mês passado era a mais prevalente. Apesar disso, os médicos afirmam que, até o momento, não há indícios de que a nova cepa cause quadros mais graves.
O médico Kaywaan Khan destacou que o principal sintoma da Stratus é uma voz rouca ou áspera, além de sinais clássicos como febre, tosse e cansaço. “Mesmo com sintomas leves, a cepa é extremamente contagiosa, e o isolamento ainda é recomendado para evitar novas transmissões”, afirmou.
O virologista Lawrence Young alertou para o risco de uma nova onda de infecções, principalmente com a queda na cobertura vacinal da população e o relaxamento das medidas de prevenção. Ele destacou que mutações recentes podem estar tornando o vírus mais apto a contornar a resposta imunológica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já colocou a Stratus sob monitoramento global, classificando-a como uma “variante de interesse”. Ela já representa cerca de 22% dos casos de Covid-19 no mundo, ultrapassando a Nimbus, que aparece com 17% dos diagnósticos no Reino Unido.