noticias Seja bem vindo ao nosso site Estância Agora!

Brasil

Autoescolas propõem reduzir custo da CNH em até 70% após proposta do Governo Lula

Publicada em 03/10/25 às 00:06h - 100 visualizações

Estância Agora


Compartilhe
Compartilhar a noticia Autoescolas propõem reduzir custo da CNH em até 70% após proposta do Governo Lula  Compartilhar a noticia Autoescolas propõem reduzir custo da CNH em até 70% após proposta do Governo Lula  Compartilhar a noticia Autoescolas propõem reduzir custo da CNH em até 70% após proposta do Governo Lula

Link da Notícia:

Autoescolas propõem reduzir custo da CNH em até 70% após proposta do Governo Lula
 (Foto: Reprodução)
Após o Governo Lula autorizar o debate sobre o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o setor reagiu propondo medidas que, segundo representantes, poderiam reduzir em até 70% o custo total para os futuros motoristas.

Hoje, tirar a CNH pode custar cerca de R$ 3 mil no Brasil, entre taxas, aulas e exames. No Ceará, o valor médio é de R$ 1,5 mil, segundo o Sindicato das Autoescolas do Estado. A principal proposta para baratear é diminuir o número de aulas práticas de 20 para 10, medida que depende de autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Outra reivindicação é liberar o uso de carros automáticos ou elétricos nas aulas. “Estudos já mostram que, em dez anos, quase não teremos mais veículos manuais no país. Seis aulas são usadas só para adaptação à embreagem”, destacou Alisson Maia, diretor do sindicato.

Cortes na burocracia e incentivos fiscais

As autoescolas também pedem revisão das regras de reprovação, permitindo que candidatos refaçam testes em menos tempo e com menor custo, além de flexibilizar exigências como salas de aula físicas — hoje, as aulas teóricas já acontecem online.

Para reduzir ainda mais os valores, o setor quer incentivos fiscais, como isenção de ISS e descontos na compra de veículos usados nas aulas. “Tudo isso encarece e quem paga é o consumidor”, disse Maia.

Governo abre debate

A proposta do governo federal não extingue automaticamente as autoescolas, mas abre um ciclo de audiências públicas para discutir o tema, conduzido pelo Ministério dos Transportes. Mesmo com mudanças, as provas teórica e prática continuarão obrigatórias.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (79) 99982-3794

Copyright (c) 2025 - Estância Agora - 🌍 A verdade sem censura, sempre em primeira mão! 📰 O que importa para você, a gente traz.