A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), uma grande operação contra o desvio de recursos públicos destinados à saúde. A ação cumpre 28 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do estado de São Paulo, além de Vitória da Conquista, na Bahia. Entre os alvos está o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos). Os agentes cumpriram mandado na residência do gestor municipal.
Rodrigo Manga ganhou projeção nacional por meio de vídeos curtos nas redes sociais, nos quais apresenta projetos e ações realizadas na cidade. Recentemente, o prefeito declarou sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026, caso o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte pela reeleição em São Paulo.
A investigação teve início em 2022, a partir de indícios de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para gerir serviços de saúde no município. De acordo com a PF, foram identificadas práticas de lavagem de dinheiro, envolvendo depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias suspeitas.
Como parte da operação, a Justiça autorizou o sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 20 milhões. Além disso, foi determinada a proibição da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os investigados poderão responder, conforme suas condutas individuais, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de processo licitatório.
A operação segue em andamento.