O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a causar polêmica ao fazer declarações misóginas contra mulheres que apoiam o PT (Partido dos Trabalhadores). Em um vídeo gravado em sua casa em Angra dos Reis (RJ) durante o Carnaval, ele afirmou que não existem “mulheres bonitas petistas” e ainda as chamou de “incomíveis”.
A gravação foi divulgada pelo filho do ex-presidente, o vereador Jair Renan (PL-SC), em suas redes sociais, acompanhada da frase: “Bolsonaro sempre tem razão”. No vídeo, Bolsonaro também relembra situações em que foi criticado por mulheres em locais públicos e as desqualifica com comentários ofensivos.
“Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto alguém me xinga. Mulher, né? Olho para dela: ‘Nossa. Incomível’”, declarou o ex-presidente, arrancando risos dos aliados presentes, entre eles o deputado federal Helio Lopes (PL-RJ).
As falas reforçam o histórico de declarações sexistas de Bolsonaro. Em 2020, o Ministério Público Federal moveu uma ação contra o governo por posturas discriminatórias em relação às mulheres, pedindo uma indenização de R$ 5 milhões, mas o processo foi arquivado. Já em 2022, ele foi condenado a pagar R$ 35 mil à jornalista Patrícia Campos Mello após fazer insinuações sexuais contra sua atuação profissional.
A nova polêmica reacende debates sobre misoginia na política e o impacto das falas de Bolsonaro no cenário nacional.